A DOX já nasceu com as boas práticas do PMBOK imersas em seus procedimentos e trabalhos oferecidos. O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é o guia de boas práticas de gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute), instituição americana fundada em 1969.
O guia explora, entre outros tópicos, técnicas e ferramentas de como realizar a gestão de custo, prazo, qualidade, escopo, riscos, entre outros, utilizando a abordagem ágil ou de forma preditiva (mais usual no mercado da Construção Civil), com o foco nos objetivos traçados junto aos clientes.
As boas práticas são utilizadas desde a concepção do projeto (fase de iniciação) até a conclusão dele (fase de encerramento), ou seja, acompanham todo ciclo de vida de um projeto. O guia está em constante melhoria, sendo atualizado, em média, a cada quatro anos a partir das lições aprendidas e evolução das boas práticas. Na DOX, trabalhamos com ambas as abordagens, ágil e preditiva, a depender do escopo prestado. Também contamos com o suporte e acompanhamento da área de PMO (Escritórios de Projetos) da empresa para diversos contratos, garantindo a aplicação das melhores práticas estabelecidas no guia.
A metodologia britânica denominada Prince II (Projects In Controlled Environment) teve seu primeiro manual publicado em 1996 e possui como origem os padrões de gestão de projetos das agências de computação e telecomunicação do Reino Unido.
Seu foco maior está no produto e menos no processo, o que a torna complementar às boas práticas americana. A metodologia evidencia de forma prescritiva quais informações devem ser registradas em um projeto e quem é responsável por executar a atividade. Direcionada a resultados é uma metodologia que permite uma visão gerencial e informativa para a melhor tomada de decisão.
Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção é uma metodologia estratégica para extração de informações através de um modelo 3D. Como maior benefício, a metodologia possibilita a colaboração de especialistas de diferentes áreas para o desenvolvimento de soluções de projetos de forma integrada e eficiente.
Através da maquete virtual do projeto, é possível realizar a detecção de interferências entre disciplinas (clash detection), planejamento 4D e estudos de plano de ataque, estudos do canteiro e da logística da obra, e extração de quantitativos, de forma assertiva. Esses são alguns usos da metodologia implementada na DOX desde 2013.
Saiba mais como usamos o BIMA metodologia Lean Construction baseia-se na otimização de processos que estão presentes na entrega de um produto de qualidade. Inspirado no Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), a metodologia começou a ser utilizada fora dos ambientes fabris, tendo influência em outros mercados, como a Construção Civil.
Possui como principais princípios a eliminação de desperdícios, o aumento da produtividade por meio de processos ágeis e flexíveis e implementação de processos de melhorias contínuas.