5 riscos comuns de projetos, e o que fazer em relação a eles
Começar um registro de riscos em branco pode ser bastante assustador! O que vai afetar o meu projeto? Como eu deveria estar planejando para mitigar os riscos? Deixe-me ajudá-lo a começar com estes 5 riscos comuns de projetos e o que fazer com eles.
1 - Liderança Pobre
Este é um problema muito comum em projetos e que você pode não estar ciente durante o início do projeto. Muitas vezes os patrocinadores do projeto estão realmente animados com o início de um projeto e dão todas as indicações de que eles vão trabalhar duro e apoiar o gerente de projetos e o resto da equipe.
No entanto, a realidade pode ser diferente.
Depois que a parte glamorosa de aprovar um projeto é feita, começa o trabalho duro, e eles podem não estar tão interessados em tudo isso. Especialmente quando se trata de comparecer a reuniões regulares do Conselho de Administração do Projeto, tomar decisões e ser o defensor ativo do projeto! Eles vão agir assim não porque de repente eles não querem que o projeto seja bem-sucedido. É mais provável que isso aconteça porque eles não sabiam que haveria tanto trabalho e porque eles estão felizes em delegar tudo para você. Infelizmente, isso ainda lhe dá um problema de liderança no topo.
A única maneira de prevenir e mitigar este risco é estabelecer uma equipe dedicada à liderança de gerenciamento de projetos. Explique o compromisso que é necessário e garanta que eles sejam devidamente suportados também. Olhe para os primeiros sinais de que o seu compromisso está em declínio e fale com eles sobre isso. Uma conversa honesta pode ser capaz de parar o problema antes que ele realmente tome conta do projeto.
2 - Problemas de Pessoal
Infelizmente, muitos dos riscos do projeto são causados ??pelas pessoas na equipe. Pessoas saem do projeto (por escolha própria ou porque você está pedindo-lhes para sair), e isso significa que a equipe está perdendo experiência. Além disso, pessoas negativas na equipe, que não têm planos de sair, podem criar problemas com a moral.
Este é um risco para o qual você deve definitivamente planejar – alguém em sua equipe vai se sentir descontente em algum momento, conforme os conflitos acontecem, e é melhor estar preparado!
Certifique-se de que você está gerenciando a equipe de forma consistente com benefícios justos e condições para todos. Se você tem pessoas essenciais na equipe, considere falar com seus gerentes diretos para tentar garantir o seu compromisso pelo menos até o final do projeto, talvez através do pagamento de um bônus ou algo similar.
Você também pode encontrar-se trabalhando em um lugar onde o mercado de trabalho local simplesmente não tem as habilidades necessárias para concluir com êxito o projeto, de modo que você terá que levar em consideração os custos de treinamento do pessoal local ou o custo de trazer especialistas do exterior para trabalhar com a equipe local.
3 - Falta de Continuidade
O risco de que alguma coisa vai mudar nem pode ser considerado um risco – você sabe, quando começa um projeto, que haverá mudanças. Mas a falta de continuidade pode ser um problema em alguns projetos. Tomemos por exemplo, se você está executando um projeto durante a mudança de prédio da empresa. Este esforço de realocação pode não ter absolutamente nada a ver com o seu projeto, e pode ser uma peça completamente separada do trabalho. Mas ainda vai ter um impacto sobre a sua equipe e sobre o projeto.
Você pode não ser capaz de acessar certos recursos durante este tempo ou você pode ter dificuldades para criar um senso de coesão da equipe no novo local. Pense em situações que possam afetar a continuidade de sua equipe e tente planejar com antecedência para que elas não tenham um grande impacto sobre o projeto.
4 - Falta de Recursos
A falta de recursos pode atingir qualquer projeto a qualquer momento. Isso pode ser qualquer coisa desde não ser capaz de conseguir peças para o seu projeto devido a um desastre natural na empresa de fabricação (como me aconteceu uma vez em um projeto), até a sala de reunião estar reservada no momento que você queria fazer uma reunião importante.
Pense sobre os recursos que você precisa em seu projeto e o que você faria se de repente algum deles se tornasse indisponível. Isso poderia envolver o desenvolvimento de fornecedores alternativos ou o treinamento multifuncional de sua equipe para que eles possam cobrir um ao outro. Você também pode precisar de mais tempo para concluir o projeto, devido a atrasos na obtenção do conjunto de recursos certo, ou você pode ter alguma margem para comprometer a qualidade.
5 - Mudança na Estratégia de Negócios
Este é mais um risco que tem um impacto potencial sobre qualquer projeto. Não podemos prever o futuro com algum grau de certeza, por isso há sempre a chance de que seu projeto sofra como resultado da mudança de alguma estratégia de negócios. Isto poderia ser porque a equipe de gestão decidiu não lançar um novo produto, ou lançou um produto que concorre com seu projeto, ou até abrir uma unidade no exterior, fechar um escritório, abrir seu capital, ou praticamente qualquer outra coisa!
A maioria dos gerentes de projeto não se envolve com a definição da estratégia de negócios, de modo que só pode reagir às mudanças quando elas acontecem.
A melhor ação atenuante, nestas circunstâncias, é a realização de uma revisão completa do que significa a mudança para o projeto. Ela pode não ter impacto, mas também pode significar o encerramento do projeto prematuramente. Pense sobre o que você precisa saber para tomar a decisão certa, facilitando a análise caso a situação aconteça.
Estes são apenas alguns dos riscos que eu acho que poderiam atingir qualquer projeto. A melhor coisa a fazer para o seu projeto é executar a identificação de riscos apropriadamente. Passe algum tempo levantando os riscos que podem afetar o projeto e documente-os. Desta forma, você vai ser capaz de se referir a suas notas originais e transferir os pontos importantes para o seu registro de ??riscos.
Artigo publicado originalmente no site PM Tips