ABNT e ABDI lançam catálogo de normas aplicáveis ao BIM

Um contrato foi firmado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), onde as empresas, instituições, profissionais e pesquisadores ligados à indústria da construção civil poderão ter acesso a normas técnicas e tabelas aplicáveis à tecnologia Building Information Modeling (BIM), com 80% de desconto.

A parceria visa facilitar e ampliar o acesso das empresas e profissionais ao acervo de normas, agora com foco no BIM, que é uma nova tecnologia de modelagem virtual de componentes, elementos e sistemas, essencial para a de industrialização da construção.

“O lançamento da coletânea BIM resultado de uma ação do governo federal envolvendo a secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC e a ABDI reforça a importância que a inovação tem para a indústria da construção civil. A CBIC cumprimenta o governo pelo lançamento e reforça a disposição de trabalhar em conjunto em favor de maior produtividade, qualidade e desempenho das obras brasileiras”, afirma o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), Dionyzio Antonio Martins Klavdianos

Não é primeira vez que a ABNT e a ABDI firmam parceria para facilitar o acesso às normas técnicas. No biênio 2013/2014, foram disponibilizadas, em um portal, 48 normas aplicáveis à construção civil e outros setores, como Bens de Capital (BK), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além do BIM. Ao todo, foram registrados mais de 3 mil downloads das normas e cerca de 10 mil visualizações. Foram realizados 1,5 mil acessos às normas por usuários, beneficiando mais de 100 empresas e quase 1,5 mil pessoas físicas.

Para ter acesso ao Catálogo das Normas, basta acessar o site, fazer o cadastro e efetuar o pagamento de apenas 20% do valor total do documento requerido. O Catálogo da ABDI-ABNT estará disponível por 18 meses, mesmo período de vigência do contrato.

 

(com informações da ABNT)



Autor: CBIC, Newsletter de 30/11/2017, Edição 6006

Imagem: Divulgação