Como o processo de Branding pode fortalecer seu negócio
A forma como os valores de sua empresa são expressos – na linguagem, no design, na promessa… – fazem a diferença entre ser mais um na multidão ou criar um vínculo com seu consumidor.
Todos sabemos a importância de uma marca bem trabalhada. Bem, é para isso que o branding existe. O conjunto de ações, ativas ou passivas, ligadas ao seu negócio, símbolo ou nome, é a equação que resultará na qualidade com que sua marca atingirá o mercado. O processo de branding pode estar diretamente envolvido na criação e administração de uma nova marca, como também pode servir para dar um “up” em uma marca já existente.
Para entender branding, é preciso compreender que a sua responsabilidade vai muito além da conquista do seu espaço no mercado, mas também nos corações dos seus stakeholders. Ou seja, todos aqueles que fazem parte do processo: colaboradores/funcionários, consumidores, lideranças do setor, fornecedores, imprensa, distribuidores, acionistas e mais.
Seu intuito principal é o de reforçar os vínculos e aumentar a reputação da empresa, encorajando a lealdade dos clientes e consumidores com a segurança da qualidade dos produtos e serviços. Tudo isso para que o crescimento, a abertura e a solidificação no mercado e o aumento do faturamento sejam conquistas naturais em uma empresa bem resolvida na sua cultura.
Como fazer um Branding de sucesso
O passo mais importante para começar a estabelecer um branding ideal é planejar com antecedência as estratégias de comunicação que serão usadas. Nos valemos da máxima de que uma estratégia bem feita é o que trará naturalmente o reforço da reputação, o aumento do valor da marca, diferenciação, otimização de tempo e investimento, além da clara mensagem sobre a cultura da empresa.
Vale dizer, o Branding é responsabilidade de todos, deve estar presente na rotina do ecossistema da marca, ou seja, das partes que estão diretamente envolvidas com o seu negócio. Desde os consumidores, até a direção e colaboradores.
Como definir a estratégia
Existem três passos fundamentais para estabelecer uma linha clara de atuação na construção do Branding:
1º passo: Basear sua estratégia de marca em algo sustentável, que identifique uma realidade do seu negócio. Ou seja, uma realidade que exista para que possa ser disseminada;
2º passo: Utilizar a estratégia de negócios na oferta de produtos e/ou serviços para que a proposta de valor da marca seja verdadeira;
3º passo: A estratégia de comunicação deve explorar o diferencial planejado nas etapas anteriores com clareza e consistência.
Posicionando a sua marca
Existem seis possíveis formas de começar o seu posicionamento: oferecendo o melhor preço, melhor produto ou serviço, serviços de valor agregado, facilidade de acesso/conveniência ou experiências memoráveis. Seja qual for a escolha, honrar com a promessa é uma responsabilidade que o empreendedor deve entender. Portanto, a decisão deve ser muito bem estudada dentro da composição que forma o todo do seu negócio e o que se apresenta viável para que a sua empresa seja sustentável.
Ricardo Guimarães, fundador da Thymus Branding, uma consultoria estratégica dedicada à construção efetiva de marcas de valor, costuma definir o posicionamento como: “uma declaração que sintetiza como a Marca se diferencia na mente de seus clientes e o espaço que ela pretende ocupar no mercado. O Posicionamento leva em consideração o contexto competitivo em que a Marca atua, buscando diferenciá-la de seus concorrentes de forma relevante para seus consumidores. Ao elaborar o posicionamento da marca, o Branding não considera apenas o cenário de mercado, mas se inspira também na essência da marca e nos seus atributos desejados.”
O fortalecimento de seu empreendimento
O Branding deve começar com uma boa estratégia dentro da empresa, com iniciativa dos empreendedores e das lideranças, passando a mensagem de cima para baixo e horizontalmente. Ela é como um pássaro que sobrevoa a sociedade e observa o contexto em que está inserido. Vê tendências e tenta olhar o futuro. Interage com os públicos mais conectados ao negócio, entende o seu ecossistema e garante que sua estratégia esteja clara para todos e que seu diferencial seja objetivo para os consumidores.
Gostou do artigo? No Blog tem mais informação de qualidade como esta. Navegue conforme o seu interesse: BIM, Branding, Construção Civil e Mercado Imobiliário, Gerenciamento de Projetos, Gestão, Negócios e Tecnologia e Portfólio de Projetos e Obras deixe seu comentário. E no Portfolio você encontra os nossos cases.
Não esqueça de compartilhar esse conhecimento com quem você se importa!
E se você, como nós, gosta de inovação e tecnologia, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017.
M A I S L I D A S
O QUE VOCÊ ACHA QUE É BRANDING?
CASA FEITA COM IMPRESSORA 3D FICA PRONTA EM 24H E CUSTA R$35 MIL
O USO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS AJUDAM A DIMINUIR A DÍVIDA AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO
BOAS PERSPECTIVAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO
5 TENDÊNCIAS EM ENERGIA RENOVÁVEL PARA FICAR DE OLHO
NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA ATINGE MARCA HISTÓRICA
O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA
PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS
CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM
iCON REALIZA DEBATE SOBRE INOVAÇÃO ABERTA CORPORATIVA
A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS
DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017
WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS
7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO
COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE
EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA
6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER
SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO
DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS
DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE
Artigo publicado originalmente no site Endeavor, em 05/12/2014.
Imagem: Reprodução/Divulgação.