Entenda a importância de uma gestão Lean na jornada rumo à indústria quatro ponto zero
O QUE VAMOS VER NESTE ARTIGO:
1. O CONCEITO LEAN
2. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO LEAN NA INDÚSTRIA 4.0
3. OS BENEFÍCIOS DO USO DO LEAN NA INDÚSTRIA 4.0
Vamos lá!
O conceito de indústria 4.0 – também chamado de manufatura avançada - reúne máquinas inteligentes, ferramentas avançadas de análise e profissionais altamente colaborativos e multidisciplinares. Essa indústria que desponta – mas que já é realidade em alguns setores – faz uso intensivo de dados, usa formas ágeis de resolver seus desafios, integrando sistemas, máquinas, produtos e pessoas, em fluxo contínuo.
Nesse novo modelo, a tecnologia amplifica os ganhos obtidos com processos mais ágeis e enxutos, reduzindo ainda mais os custos e permitindo a flexibilização a produção, mas é a manufatura enxuta, baseada na gestão Lean, a base para se atingir esse novo patamar de eficiência.
A gestão Lean tem como princípios simplificar e agilizar a cadeia produtiva, criando valor pela redução de desperdício, o que gera maior produtividade com a redução de custo e tempo de produção. Princípios que guiam a indústria 4.0.
Então, como uma filosofia e um conceito podem caminhar juntos?
A estrada de tijolos amarelos
No mundo dos negócios, a estrada de tijolos amarelos, caminho usado por Dorothy para chegar à Cidade das Esmeraldas em o Mágico de Oz, não tem um destino final.
Enquanto Dorothy queria voltar para casa, a nova versão da estrada marca uma jornada rumo à indústria 4.0, um caminho contínuo.
Certamente as novas cadeias de produção estarão sempre se aprimorando, incorporando inovadoras tecnologias.
A gestão Lean pode funcionar como a estrada de tijolos amarelos, pavimentando o caminho e aproveitando as sinergias até chegar à indústria 4.0.
Em linhas gerais, a implantação dos princípios Lean permite eliminar desperdícios, aumentar a produtividade por meio de processos ágeis e flexíveis e implementar melhorias contínuas.
E o conceito da Indústria 4.0 envolve flexibilidade, eficiência e melhoria contínua da produtividade e da qualidade.
Confira os sete desperdícios apontados como pontos de atenção pela gestão Lean e como eles se encaixam no conceito da fábrica inteligente da indústria 4.0:
- Super produção
- Tempo de espera
- Transporte
- Excesso de processamento
- Excesso de inventário
- Excesso de movimentos ou manobras no chão de fábrica
- Número de defeitos
Já os princípios da indústria 4.0 incluem, entre outros, a capacidade de acompanhar a produção em tempo real, com a possibilidade de fazer ajustes também em tempo real. E também a modularidade, que permite planejar a manufatura em módulos para que a indústria possa se planejar de acordo com a demanda, assim como personalizar produtos.
Outro princípio é a descentralização, onde as máquinas não apenas recebem comando, mas também fornecem informações sobre o seu ciclo de trabalho.
Como podemos verificar, esses princípios da indústria 4.0 estão conectados ao fim dos excessos previstos pela gestão Lean, como superprodução, tempo de espera...
A gestão Lean é que também vai ajudar a otimizar, enxugar e padronizar processos, construindo uma cultura de excelência operacional, envolvendo toda a organização e aproveitando a transformação digital da indústria 4.0, automatizando processos, integrando dados e gerando insights para tomada rápida de decisão.
Assim, vemos que a gestão Lean e a indústria 4.0 são complementares, já que para que a manufatura enxuta deixe de ser um conceito e se transforme em realidade, é preciso ter fluxos e processos bem definidos e ágeis, com informações em tempo real, e que os desperdícios tenham sido reduzidos.
Gostou do artigo? Conte pra gente a sua experiência com Lean na sua empresa e enriqueça esse conteúdo! Ah, pode espalhar :D
Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017.
M A I S L I D A S
CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA COM O PENSAMENTO LEAN
LEAN CONSTRUCTION NA GESTÃO DE CONSTRUÇÃO GERA MAIS VALOR E MENOS DESPERDÍCIOS
A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM
7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO
DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA
CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM
5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS
WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS
NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS
DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017
7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO
COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA
6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER
SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO
DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS
DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE
Autor: Paulo Tiroli, Product Owner da Atech, para Adminstradores.com, em 19/08/2019, por Allan Costa.
Imagens: Google Imagens.