Gerenciamento de Projetos: O Veículo para a Inovação

Inovação parece ser o novo mantra para as empresas - mesmo que isso afete a forma e todos os aspectos de nossas vidas. E a inovação abrange não só a criação de um produto, mas também inclui o processo para produzi-lo, como ele é entregue aos clientes e até mesmo como o valor é gerado, tanto para a empresa como para o cliente.

Alguns argumentam que os processos e políticas são obstáculos à inovação. Essas pessoas confundem inovação com criatividade e acreditam que a tentativa de implementar um limite bem pensado, processo padronizado para gerenciar a inovação vai restringir os resultados. Mas o oposto é verdadeiro: um método de inovação define o terreno para alcançar o sucesso de uma forma eficiente. Afinal, a criatividade é apenas uma parte de um processo de inovação mais complexo, dirigido por gerenciamento de projetos - e, como tal, você poderia dizer que gerenciamento de projetos é o veículo para a inovação. Isso porque a melhor maneira de garantir que os esforços de inovação da sua empresa estão bem gerenciados, bem sucedidos e derivando valor real é através do uso de ferramentas de programa e gerenciamento de projetos. Além disso, a gestão de portfólio pode ajudar a definir onde investir em inovação.

O problema é que aqueles que estão envolvidos no campo da inovação, não necessariamente veem o gerenciamento de projetos como uma ferramenta útil, e aqueles que estão envolvidos em gerenciamento de projetos não sentem que o que eles fazem é tão benéfico para o processo de inovação. Mas deixe-me dar-lhe sete processos para quebrar essas percepções em prol da promoção da inovação:

1 - Inovação acontece em uma empresa ou em uma equipe de projeto quando a liderança estabelece uma cultura e ambiente para ele. A administração sênior deve primeiro definir por que a inovação é importante, como o sucesso será medido e como ele será recompensado.

2 - Definir um ciclo de vida do projeto de inovação padronizado. Esta definição deve incluir uma descrição dos produtos intermediários que são esperados no final de cada uma das principais fases. Inovação é um processo social: É sobre as pessoas no processo. Criatividade e novas ideias sempre vêm de diferentes fontes. Portanto, a flexibilidade, as interações da equipe constantes e capacitação dos membros da equipe devem ser incorporados no processo.

3 - A inovação é tudo sobre o fracasso. Deixe espaço suficiente para estimular a criatividade e elimine as barreiras que poderiam limitar seriamente a nossa capacidade de mudar. Mas saber quando parar um projeto fracassado também é importante. Deixe ideias ruins rapidamente.

4 - Sempre faça O teste-piloto do que você está propondo antes de levá-lo a uma grande escala. Ganho de dados suficientes para tanto modificar o que foi definido inicialmente ou definitivamente cancelá-lo, se o produto ou serviço desenvolvido não é bem sucedido.

5 - A inovação não tem de significar o desenvolvimento de novos produtos. Os processos de fabricação, entrega, distribuição, experiência do cliente e de financiamento são terreno fértil para a inovação.

6 – O próprio gerenciamento de projetos precisa ser inovador. Adaptar as ferramentas e técnicas para o tipo de projetos que você tem. Se você pensar, por exemplo, que as ferramentas ágeis podem ser benéficas, vale a pena testá-los e usá-los.

7 - Para as organizações que competem em escala global - ou seja, a maioria das empresas - inovação pode ser a sua vantagem competitiva mais importante e o fator que garante o sucesso a longo prazo. Inovação pode soar como o sabor do mês, mas, no futuro, o sucesso vai estar do lado das organizações que sabem como fazê-lo e aproveitar-se dele.

Como o gerenciamento de projetos fomenta a inovação em sua organização?

Traduzido por: Alexandre Abdala

Artigo publicado originalmente no site ProjectManagement.com