Kengo Kuma projeta museu na Turquia inspirado em caixas de madeira
O escritório do arquiteto japonês Kengo Kuma irá desenvolver o projeto do Museu de Arte Moderna Odunpazari em Eskisehir, na região da Anatólia Central, na Turquia. Com 3.582 metros quadrados, a proposta é harmônica em relação à arquitetura da cidade, com predominância de casas de madeira tradicional otomana.
Confira o Slide Show.
O empreendimento é composto por diversas caixas de madeira empilhadas, remetendo à história e memória do lugar, já que por muito tempo foi usado para negociação do material – o nome Odunpazari significa “madeira de mercado”.
Os blocos no nível do solo proporcionarão um espaço ideal para obras de arte em grande escala e instalações. Já as caixas menores que estão nos pavimentos superiores poderão exposições menores. O hall central conecta cada nível e tem uma claraboia que permite a entrada de luz natural.
Eskisehir é uma cidade universitária, conhecida por uma atmosfera viva e animada, devido a sua população grande de jovens. É a cidade natal do proprietário do Museu de Arte Moderna Odunpazari, que vai expor sua coleção de arte moderna turca.
Autor: AU, por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb, em 18/04/2017.