O que inovação tem a ver com gerenciamento de projetos?
A inovação está no núcleo de cada projeto. Por definição, um projeto é realizado para criar um resultado “único”. Meios únicos que nunca foram feitos antes e nunca serão repetidos identicamente ao longo da história. Sempre que falamos de único, temos que falar sobre inovação.
Quando uma empresa realiza um projeto, é porque as operações diárias normais não podem produzir o resultado desejado sem a intervenção do projeto. Assim, a intervenção do projeto tem de encontrar formas inovadoras para cumprir os resultados de negócios necessários, assegurando que o projeto seja concluído com sucesso e entregue corretamente ao negócio. Os projetos são sobre a mudança. Mudança resulta em algo novo, e sem inovação não há nada de novo.
Alguns pensam sobre inovação somente como inovação “revolucionária”, sem necessidade. Enquanto avanço revolucionário é parte da inovação, não é a única parte. Muitas inovações vêm de forma gradual e nunca alcançam o ponto de avanço revolucionário imediatamente. Às vezes leva vários projetos ou até mesmo programas para criar uma mudança substancial em um produto, serviço ou resultado. Grande parte da inovação se refere a encontrar maneiras de melhorar tudo o que fazemos. Assim, a inovação lida com melhorias, mesmo que pequenas, até alcançarmos melhorias substanciais.
Alguns pensam que a inovação aborda somente ideias. Mais uma vez isto é, em parte, verdade. Ideias no papel são apenas ideias. O aspecto mais importante de inovação é encontrar maneiras de executar com êxito essas ideias.
Gerentes de projeto experientes compreendem a importância da inovação para o sucesso de seus projetos. Eles olham para projetos como a chance de ir além do comum e esperado, e encontrar melhores maneiras de entregar.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para estimular a inovação em nível de projeto:
- Comece com um panorama do que o projeto é, e em seguida, pergunte “como é que podemos melhorar com relação ao desempenho anterior?”
- Procure novas ideias e oportunidades que irão melhorar produto ou serviço sendo desenvolvido.
- Torne parte do seu processo puxar o gerente de projeto e os especialistas técnicos e de negócios antes do início do projeto para discutir os pontos 1 e 2.
- Crie uma regra de “uma melhoria por projeto” para todos os novos projetos em seu portfólio.
- Olhe para suas soluções e serviços a partir da perspectiva do usuário e encontre novas maneiras de fornecer valor.
- Critique incansavelmente, de forma construtiva, as formas atuais de entrega de projetos e procure oportunidades de melhorar.
- Colabore com equipes de técnicos e consultores nas melhorias. Esta pode ser um discussão informal com os demais sobre como melhorar
- Fique a par das últimas pesquisas, tecnologias e inovações fora de seu setor. Muitas inovações e melhorias estão relacionadas ao negócio e podem ser aplicadas em todos os setores. Não fique preso em seu setor na busca por inovação.
- Torne seu foco as necessidades do negócio, e não somente características técnicas quando procurar por soluções de TI e outros tipos de melhorias.
- Seja um líder, não um seguidor. Não aceite respostas como “todo mundo faz isso dessa forma”, ou “isso não é realizável”. Na maioria das vezes todo mundo faz isso dessa forma porque não toma o tempo para pensar em uma maneira melhor. Algumas coisas não são realizáveis, mas na maioria das vezes esta afirmação é usada como uma desculpa para a complacência.
Autor: Ammar W. Mango, PgMP, PMP, Consultor Organizacional de Gerenciamento de Projetos