Sinais de que você deveria ser um gerente de projetos

Em qualquer profissão, as características de um profissional podem ajudar ou dificultar seu crescimento. Para cada tipo de trabalho, há um conjunto de aspectos da personalidade que melhor se adapta ao que a pessoa fará. Isso não quer dizer que exista um único perfil certo para cada profissão, mas existem condições em que o alinhamento trabalho/pessoa são mais favoráveis.

Por exemplo, alguém que não gosta de fazer contas certamente terá dificuldades em ser um engenheiro. Da mesma forma, não podemos esperar que alguém extremamente extrovertido assuma uma tarefa mais burocrática na qual tem pouco contato com pessoas.

A regra vale também para gerenciamento de projetos. O trabalho em projetos possui particularidades que pode facilmente ultrapassar a zona de conforto de muitas pessoas. Pela experiência que tenho, separei 5 características fundamentais que tornam um profissional um “par prefeito” para gerenciar projetos:

Você tem liderança

Gerentes de projetos tem a responsabilidade de criar algo novo. Não estamos aqui para ver se as operações do dia a dia estão funcionando bem, ou para otimizar um ou outro processo que a equipe já está fazendo sozinha. Se não tivermos a capacidade de liderar a equipe para atingir uma visão, as chances de sucesso são reduzidas drasticamente.

Liderança e projetos andam de mãos dadas. Em qualquer iniciativa é necessário tomar decisões difíceis, aceitar a mudança e obter o máximo de cada membro da equipe. Sem uma liderança efetiva, não iremos obter o melhor de cada um, para prejuízo dos resultados finais do projeto.

Você lida com a mudança facilmente

Na média, as pessoas não gostam de mudanças. Para o gerente de projetos, mudança é sua vida.

Isso vale tanto para o resultado final do projeto (se estamos entregando algo novo, então algo está mudando), quanto para o dia a dia da atividade do projeto. Eu nunca conheci um projeto que não teve mudanças no meio do caminho.  Se o profissional fica ansioso e tem dificuldade em lidar com isto, talvez gerenciar projetos não seja sua praia.

A facilidade de lidar com mudanças é fundamental tanto no aspecto interno (a aceitação e compreensão da mudança no papel de gerente de projetos) quanto externo (a capacidade de motivar os outros a aceitar a mudança).

Você tem disposição para aprender

Os projetos que mais me motivam são aqueles em áreas que não domino. Trata-se de uma oportunidade de aprender coisas novas, conhecer novos mercados e interagir com profissionais de diferentes experiências.

Mesmo em projetos cujo know-how já dominamos, o aprendizado sempre deve acontecer (por definição, cada projeto cria algo novo, então sempre encontraremos algo que não dominamos).

Ter vontade e disposição para mergulhar no desconhecido e aprender continuamente cria gerentes de projetos completos.

Você gosta de atividades dinâmicas

Você gosta de atividades rotineiras e previsíveis? Você se estressa com dias cujo planejamento toma vida própria? Então escolha outra profissão.

Gerenciamento de projetos é uma atividade dinâmica. No mesmo dia, fazemos reuniões com profissionais de diferentes áreas, falamos com clientes, administramos e alimentamos sistemas, preparamos análises do andamento das atividades, interagimos com a equipe e nos reportamos aos patrocinadores do projeto. Nosso planejamento do começo do dia raramente é seguido à risca, já que estamos aqui para servir aos outros para o bem do projeto, e não para atender nossas próprias agendas.

Você sabe filtrar o que é importante

Tudo o que falei no item anterior faz parecer que a atividade de gerenciamento de projetos é caótica (tudo bem, às vezes realmente é). O gerente de projetos precisa ter a habilidade de encontrar o sinal no ruído, ou para os menos nerds, conseguir separar o que é realmente importante no meio da bagunça, para que o projeto caminhe para o sucesso.

A capacidade de ser organizado, usar adequadamente sistemas e ferramentas, ser disciplinado e respirar fundo na tomada de decisões, ajudará não só o gerente a tocar o projeto, mas também a equipe, que é influenciada pela atitude da liderança.

Estas são as únicas características importantes para ser um bom gerente de projetos? Se você tem este perfil, você certamente será um ótimo profissional na área? É claro que não, mas certamente é um excelente ponto de partida para aqueles que estão se aventurando nesta disciplina.


Créditos:

Autor: Luiz de Paiva.

 Artigo publicado originalmente no site Stakeholders